Saltar para o conteúdo

Utilizar Verificar com a aplicação Calcular

Depois de ativar Verificar na aplicação Calcular, pode determinar se uma equação ou inequação é verdadeira. "Verdadeiro" aparece no ecrã se a equação ou inequação que introduziu na calculadora é verdadeira, enquanto se for falsa, aparece "Falso".

Operação de amostra de Verificar

Ative Verificar na aplicação Calcular antes de executar a operação abaixo. Para mais informações sobre como ativar Verificar, consulte "Ativar Verificar".


Exemplo 1: Para verificar se 4√9 = 12 é verdadeiro ou falso

  • 49
    – [Verificar] > [=]*
    12

* Pode selecionar o símbolo de equação ou o símbolo de inequação a partir do menu que aparece quando pressiona e, em seguida, selecione [Verificar].

Exemplo 2: Para verificar se 0 < ( 89 )289 é verdadeiro ou falso

  • 0 – [Verificar] > [<]
    8989

Expressões verificáveis

Pode introduzir as seguintes expressões para verificação.

Equações ou inequações que incluem um operador relacional
4 = √16, 4 ≠ 3, π > 3, 1 + 2 ≤ 5, (3 × 6) < (2 + 6) × 2, etc.

Equações ou inequações que incluem múltiplos operadores relacionais
1 ≤ 1 < 1 + 1, 3 < π < 4, 22 = 2 + 2 = 4, 2 + 3 = 5 ≠ 2 + 5 = 8, etc.


Precauções ao introduzir expressões

Os seguintes tipos de expressões podem causar um ERRO Sintaxe e não podem ser verificadas.

- Uma expressão em que múltiplos operadores relacionais não estejam orientados na mesma direção (Exemplo: 5 ≤ 6 ≥ 4)

- Uma expressão que contém dois dos operadores seguintes em qualquer combinação (Exemplo: 4 < 6 ≠ 8)

Certas expressões que não correspondem às mencionadas acima podem também causar um ERRO Sintaxe e não podem ser verificadas.

Executar uma operação de verificação sequencial no lado direito de uma expressão

Quando o resultado de uma verificação de uma equação ou inequação que inclui um operador relacional é exibido, selecionar um operador relacional do menu CATALOG introduz o lado direito da expressão a ser verificada como a linha a seguir. Esta capacidade pode ser usada para executar verificações sequenciais de verdadeiro-falso de uma equação ou inequação.


Exemplo: Execute um julgamento contínuo de verdadeiro-falso de (x + 1)(x + 5) = x2 + x + 5x + 5 e x2 + x + 5x + 5 = x2 + 6x + 5

  • 15
    – [Verificar] > [=]
    55
  • – [Verificar] > [=]
  • 65

Nota

O resultado da verificação atribuirá 1 à memória Ans quando Verdadeiro e 0 quando Falso.

Quando Verificar está ativado (Verificar LIGADO), a calculadora executa a operação matemática na expressão de entrada e, em seguida, exibe Verdadeiro ou Falso com base no resultado. Por esse motivo, pode ocorrer um erro de cálculo ou um resultado matematicamente correto poderá não ser exibido quando a expressão de cálculo de entrada inclui cálculo que se aproxima de um ponto singular ou um ponto de inflexão de uma função ou quando a expressão de entrada contém várias operações de cálculo. Para além disso, a solução exibida quando Verificar está desativado (Verificar DESLIG) poderá não ser considerada Verdadeiro porque o resultado poderá diferir dos dados internos, devido ao arredondamento e ao limite de dígitos exibidos. Isto aplica-se também a outras aplicações que não Calcular.

Topo da
página